Cuidado ao colocar fotos pessoais na internet

Um casal americano de St. Louis ficou chocado ao descobrir que uma foto de família colocada no Facebook foi parar em um outdoor publicitário na República Checa.

Danielle e Jeff SmithDanielle e Jeff Smith usaram a foto em um cartão de Natal e colocaram a imagem em sua página no site de relacionamentos.
Mas para sua surpresa, um velho amigo de Danielle que mora na cidade enviou uma mensagem algumas semanas atrás, dizendo que tinha visto a foto da família dela num outdoor publicitário, no centro de Praga.
“Em princípio, não acreditei”, disse Danielle à rede de TV americana Fox. “Então meu amigo voltou ao local e bateu uma foto do outdoor para provar.”
O outdoor trazia um anúncio de uma loja de alimentos especializada em produtos italianos. A foto estava sendo usada para anunciar o serviço de entregas da loja.
O dono da loja alegou que a imagem tinha sido gerada por computador, mas prometeu tirar a foto do cartaz.

OutdoorDanielle Smith disse que, até agora, não deu entrada em nenhum processo legal, “porque não sei quais são meus direitos na República Checa, mas recebi vários conselhos!”, disse ela.
“Teve gente que me disse: ‘Bem, se você põe sua foto na internet, está lá para todo mundo…’, disse ela.
“Mas há outra questão. A foto foi tirada por uma fotógrafa profissional, Gina Kelly, que também não autorizou o uso das fotos”, contou. “As fotos pertencem a ela tanto quanto a mim.”

Fonte: BBC Brasil

Comentar

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.