Deputado quer transformar ‘piroca’ em patrimônio imaterial do Amazonas

Membro da bancada evangélica, o deputado Wanderley Dallas (PMDB- AM) apresentou um projeto onde pretende transformar palavras como “cabaço”, “xibiu” e “piroca” em patrimônio imaterial do Estado do Amazonas. Não, isto não é uma brincadeira!

O projeto de lei não é novo. Ele foi criado em 2012, mas só começou a tramitar neste ano. Dallas, que é membro da bancada evangélica em seu quarto mandato e, também pastor, criticou os deputados que acusaram o projeto de inviável.

“É um grupo de deputados que se constrange com a palavra ‘cabaço’, mas usa de boca cheia em qualquer local”, disse Dallas.

EXPRESSÕES DO GLOSSÁRIO
Conheça alguns termos do projeto de lei do AM

BAGACEIRA: Noitada
BAIACU: Pessoa gorda
BAITOLA: Homossexual
CABAÇO: Hímen. “Essa aí tem cara de que já perdeu o cabaço”
CABAÇUDA: Mulher virgem
CHIRRADO: Bêbado
CUNHANTÃ: Garota. “Quem é essa cunhantã?”
CUNHÃ-PORANGA: Mulher bonita. Parte do imaginário do Boi-bumbá de Parintins
DEDADA: ato de dedar. Penetrar o dedo no órgão genital
GUGUENTO: Pessoa feridenta, nojenta, cheia de marcas na pele. “Eu nunca namoraria com a Silvânia. Ela é toda guguenta, cheia de espinha”
PINGUELO: Órgão sexual feminino. “Menino nasce por onde entra: pelo pinguelo”
PIROCA: pênis
PIMBADA: O mesmo que praticar sexo. Transar com atitude
XIBIU: Vagina

O Projeto

Segundo a Folha de São Paulo, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Orlando Cidade (PTN), relatou que o projeto não tem a menor consistência para ser aprovado. “Ele [Dallas] já tentou transformar em patrimônio até a festa do repolho. Tem muito deputado que faz isso. Aí depois põe um outdoor dizendo que é o que mais apresentou projeto”, disse Cidade.

Ele também pediu que o regimento seja mudado, para que assim a CCJ possa vetar matérias ‘inúteis’, como classificou a do deputado Dallas.

Dallas, porém, alegou que toda a confusão só foi causada porque ele é um dos deputados que mais apresentam projetos na câmara e, com isso, gera incômodo devido aos grandes trabalho. Segundo o próprio deputado, ele é autor de 355 projetos, onde 86 já se tornaram leis.

Comentar

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.