Facebook exibe morte de filha de usuário como ‘melhores momentos’

Algoritmo da rede social não leva em conta que os utilizadores também compartilham “maus momentos”. Em português, esta aplicação surge acompanhada da frase “Foi um ano espetacular! Obrigado por fazeres parte dele.”

Se você é usuário ativo do Facebook, já deve ter reparado que, com a proximidade de 2015, a rede social oferece aos usuários uma ferramenta para que eles compartilhem momentos do ano deles com os amigos. O recurso, porém, já vem com fotos pré-selecionadas – que podem ser editadas depois – nem sempre agradáveis. O Facebook, inclusive, teve que pedir desculpas a um usuário por conta disso.

Um designer chamado Eric Mayer postou em seu blog seu caso pessoal – em que a morte da filha apareceu em seus “melhores momentos” do Facebook. “Sim, meu ano aparecia assim”, escreveu Meyer. “Meu ano aparecia com o rosto agora ausente da minha menina”. Ele acrescentou que o item foi “forçadamente” exibido por padrão em seu perfil, já que a opção de ocultar o recurso não estava visualmente destacado.

retrospectiva facebook fail

Meyer pediu que o Facebook considerasse “projetar para crises” em vez de assumir que seus algoritmos sempre produziriam resultados felizes. Ele também pediu para que a rede social torne mais fácil renunciar a esse tipo de conteúdo caso o usuário não o deseje – ou pelo menos pular a exibição de imagens geradas automaticamente por padrão.

Mais tarde, o Washington Post publicou um pedido de desculpas de Jonathan Gheller, gerente de produto do Facebook. “[O app] foi incrível para um monte de gente, mas é evidente que, neste caso, trouxe tristeza ao invés de alegria”, disse Gheller. “A equipe por trás do app está analisando formas de melhorá-lo para a próxima vez e levará as preocupações de Meyer em conta”, disse ele.

Fonte: Info via Washington Post

Comentar

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.