Homem tem casa roubada após informar no Twitter que estava de férias

Ao voltar de viagem com a família, norte-americano descobriu a invasão.
Os bandidos roubaram um computador, dois monitores e uma impressora.

Israel Hyman

Ao responder a pergunta “O que você está fazendo?” no Twitter, o norte-americano Israel Hyman postou que estava de férias com sua família e logo depois teve a casa roubada, informou o site “El Universal”.

Conhecido como @ IzzyVideo no popular serviço de microblog, Hyman perdeu milhares de dólares em equipamento de vídeo e de computador, enquanto viajava com a família para Kansas City, nos Estados Unidos.

“Nós viemos para Kansas City. Visitar a família de @ noellhyman. Mal posso esperar para filmar alguns bons vídeos enquanto estamos aqui” foi a mensagem deixada no Twitter por Hyman.

Enquanto ele e a família se divertiam na viagem, alguém invadiu sua casa para roubar um computador, dois monitores e uma impressora.

O caso foi divulgado em diversos canais de TV dos EUA, como ABC, NBC, CNN e Fox News, como informa o próprio Hyman em sua página no Twitter.

“Vivemos uma vida muito pública. Tenho uma forte presença no Twitter e, em geral, na internet, por utilizá-la para ganhar a vida”, disse Hyman, em entrevista ao canal “ABC”, acrescentando que, apesar de não haver provas, sua família desconfia que a mensagem no popular serviço de microblog possa ter ocasionado o furto.

“Não sabemos ao certo se isso foi o que causou a invasão, mas faz você parar para pensar sobre o que está divulgando publicamente na internet”, disse Hyman, afirmando que vai continuar a usar o Twitter, apesar de a partir de agora se tornar mais cuidadoso com as informações publicadas.

O caso vem causando um debate sobre segurança entre usuários do Twitter e de outras redes sociais, uma vez que é comum nesses sites informar as atividades que são realizadas durante o dia.

Como é quase impossível a utilização Twitter sem revelar informações extremamente pessoais, os usuários do serviço podem ficar mais vulneráveis a um ataque, considerou o “Information Week”. Muitos usuários regulares do Twitter costumam revelar o seu trajeto diário, os bens que possuem em casa, sua localização, nome real, quando estão em conferências, e mesmo quando acabam de chegar ao aeroporto, por exemplo.

“Você precisa ser muito cuidadoso com certas coisas. Publicar em qualquer rede social que você vai estar longe é como pedir para ser roubado”, avaliou o especialista em segurança Rob Enderle no site “WJHG.com”.

Fonte: G1

Comentar

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.