PIS 2022: Calendário PIS 2022, Consultar Valor PIS

Os trabalhadores com carteira assinada já estão ansiosos para saber mais informações sobre o PIS 2022. Este programa é muito mais que apenas um benefício pago ao trabalhador, ele serve também para contribuir com o desenvolvimento de empresas do setor. Saiba todas as informações sobre o PIS 2022 no artigo a seguir!

O PIS ou Programa de Integração Social foi criado pelo Governo Federal com o intuito de fazer com que o trabalhador contribua ativamente para o desenvolvimento da sua empresa e ainda receba os benefícios determinados por lei.

Todo trabalhador que atender os requisitos exigidos recebe anualmente um valor em dinheiro. Este valor é depositado na conta e é proporcional ao tempo de serviço prestado na empresa.

O pagamento deste benefício, chamado Abono Salarial, é feito de acordo com o calendário do PIS, que contém todas as datas em que ocorrerão estes pagamentos.

Quem pode receber o PIS 2022?

O valor pago em dinheiro pelo PIS anualmente aos trabalhadores pode chegar no máximo a 1 salário mínimo vigente. Abaixo você confere quais são os requisitos necessários para receber o Abono Salarial.

  • Possuir cadastro no PIS há pelo menos 5 anos;
  • Ter recebido no ano anterior uma remuneração mensal de até 2 salários mínimos;
  • Ter exercido no ano anterior uma atividade remunerada por pelo menos 30 dias;
  • Possuir o cadastro na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) sempre atualizado. Quem faz essa atualização é o empregador.

Se você atende a todos os requisitos exigidos acima, então você tem direito a receber o benefício do PIS 2022!

Valor do PIS 2022

Todo trabalhador que recebe salário de um empregador que contribui com o PIS tem direito a receber o Abono Salarial como explicamos acima.

Esse Abono Salarial é um dinheiro pago anualmente a todos os trabalhadores. O cálculo é feito com base no tempo de serviço prestado pelo trabalhado no ano-base a ser calculado.

Abaixo você confere a tabela com os valores do Abono. Observe que o valor do benefício é proporcional ao tempo trabalhado.

Calendário do PIS 2022

O calendário do PIS serve para que o trabalhador saiba quando vai receber. Nessa tabela, estão as datas exatas em que o trabalhador pode sacar o benefício na Caixa Econômica Federal.

Neste calendário você encontra o mês de aniversário com as datas em que o trabalhador poderá sacar o benefício. Para consultar é bem simples, basta ver o mês em que você nasceu e conferir a data de saque.

Abaixo você confere o calendário correspondente disponível até o momento de elaboração deste artigo. Em breve, o calendário do PIS 2022 será divulgado. Aguarde!

Consulta PIS 2022

Consultar o seu PIS 2022 é muito simples, basta seguir os passos abaixo:

  • Passo 1 Acesse esse site;
  • Passo 2 Preencha corretamente o número do seu PIS e a sua senha, marque a opção “não sou um robô” e clique em OK;
  • Passo 3 Se esse for o seu primeiro acesso, é necessário cadastrar uma senha. Para isso, basta clicar na opção “Cadastrar senha” e preencher corretamente as informações;
  • Passo 4 Ao entrar no sistema, clique na opção “PIS” e em seguida em “Consulta a Pagamento”.

Deixe um comentário