Saem as regras do Imposto de Renda: entrega da declaração começa em 1º de março

Muitos brasileiros já ouviram falar sobre o Imposto de Renda 2022, mas você sabe o que ele significa? Diversas dúvidas surgem em relação ao Imposto de Renda 2022 e como declará-lo. No post de hoje, vamos abordar esse assunto e trazer todas as novidades em relação a ele.

Imposto de Renda 2022

O Imposto de Renda nada mais é do que um desconto feito nos rendimentos do trabalhador. Esse desconto é entregue ao governo federal. Seu valor é sempre estabelecido pelo governo e varia de país para país.

Existe um valor mínimo determinado pelo governo. Todo trabalhador que tiver rendimentos maiores que esse valor mínimo é obrigado a apresentar a DIRPF (Declaração de Ajuste Anual). Este tipo de imposto que é pago pelos trabalhadores recebe o nome de IRPF (Imposto de Renda Sobre Pessoa Física).

Quem é responsável por toda a recolha deste imposto de renda é a Receita Federal. Vamos explicar com maiores detalhes o procedimento que você deverá seguir para fazer a sua declaração do Imposto de Renda 2022.

IMPOSTO DE RENDA 2022: Para que Serve?

Só quem mora no Brasil sabe o quanto é difícil pagar por tantos impostos e não saber para onde vai esse dinheiro todo, principalmente quando se trata do Imposto de Renda. É muito importante questionarmos para onde estão levando o nosso dinheiro e como ele está sendo usado.

O Imposto de Renda é muito comum em praticamente todos os países, e no Brasil não seria diferente, mas o que será que estão fazendo com o nosso dinheiro?

Geralmente, o dinheiro arrecadado com impostos deve ser aplicado em diversos tipos de gestões, por exemplo, a gestão de serviços públicos, municipais, estaduais e federais. Isso engloba serviços como saúde, desenvolvimento social, educação, esportes, cultura e obras de infraestrutura.

Você sabia que o dinheiro do seu Imposto de Renda 2022 serve para pagar o salário de políticos como governadores, deputados, vereadores e prefeitos?

Por isso, tenha em mente que a sua declaração de Imposto de Renda 2022 e todos os seus respectivos descontos pagam o salário de diversos políticos para governar o local onde você mora. Por isso, fique atento e cobre os responsáveis caso eles não estejam cumprindo os objetivos propostos.

IMPOSTO DE RENDA 2022: Declaração Passo a Passo

A declaração do Imposto de Renda 2022 ainda não foi pedida pela Receita Federal, mas fique atento nas informações que reunimos, pois elas te ajudarão bastante na próxima declaração.

Acompanhe esse Passo a Passo:

  • O primeiro passo é reunir todos os documentos referentes as informações que precisam estar nessa declaração tais como informes de rendimentos, comprovantes de despesas que poderão ser deduzidas e documentos que comprovam a compra de bens como imóveis e veículos;
  • É necessário que você baixe um programa gerador de declaração (PGD) e você o encontra nesse endereço;
  • Preencha corretamente os seus dados;
  • Em seguida, você vai optar pelo modelo da sua declaração: ele pode ser Completo ou Simplificado;
  • Pronto, você já pode enviar a sua declaração!

Tabela Alíquotas: como consultar?

A declaração do imposto de renda não é necessariamente obrigatória à todos os cidadãos. Alguns são isentos dessa declaração, pois devem atender aos requisitos estabelecidos pelo governo.

Para saber se você precisa declarar o imposto de renda, clique no link disponível e saiba: Quem precisa declarar o imposto de renda.

Se você precisa declarar o imposto, então você deverá saber o que é a Tabela Alíquotas e pra que servem. A Tabela Alíquotas do Imposto de Renda 2022 é uma tabela que consta todas as informações importantes sobre as alíquotas do Imposto de Renda que você precisa declarar.

Essas alíquotas passam por atualizações anualmente, por isso a importância de se consultar uma tabela atualizada. Você encontrará essa tabela disponível durante o ano todo no site da Receita Federal e também aqui no nosso site. Para saber todos os detalhes acesse o post que preparamos sobre este assunto: consulte sua Tabela Alíquota.

Simulação: Imposto de Renda 2022

Se você nunca declarou o Imposto de Renda, o mais indicado é que você faça uma simulação para conhecer como funciona o sistema e como declarar de fato. Ou se não é a primeira vez que você declara, fazer uma simulação antes te assegura que não está faltando nenhum documento necessário.

Para entender como fazer a simulação de forma simples, clique aqui e tenha acesso ao passo a passo de como simular.

Programa Imposto de Renda: Como baixar?

A Receita Federal é o órgão responsável por fazer o recolhimento desses valores. Atualmente existe o Programa Imposto de Renda 2022 que facilita muita a vida de quem precisa fazer a declaração do IR.

Para fazer a declaração do seu imposto, é necessário fazer o download do programa da Receita Federal em seu computador.

Confira como baixar o programa para seu computador da maneira correta e segura.

Como Consultar a Restituição Imposto de Renda 2022

Aos que fazem a declaração do imposto, em um prazo estabelecido pela Receita, são divulgados os lotes de contribuintes que terão direito a restituição no final de cada ano. Ou seja, o dinheiro que será restituído pelo governo. Para entender mais como funciona este processo e saber como consultar sua Restituição, clique aqui e tenha acesso ao post que preparamos sobre este assunto.

Malha fina do Imposto de Renda: O que é?

No site da Receita Federal, você encontra documentos e softwares que facilitam muito na hora da declaração. É através da Receita Federal que são feitos os cruzamentos das informações do contribuinte que estiver declarando o Imposto de Renda para ver se as informações são verídicas. Esse tipo de procedimento chama-se “Malha Fina”.

Em outras palavras, a Malha Fina IR 2022 funciona como uma espécie de peneira – ou filtro – que verifica se há inconsistências em todas as declarações realizadas. Caso uma declaração tenha sido feita de forma incorreta, esteja incompleta ou nela conste qualquer tipo de pendência, ela “não passa por essa peneira”, ou seja, fica na Malha Fina.

Para saber todos os detalhes sobre a Malha Fina do Imposto de Renda, clique aqui e saiba para que serve e quais ações deverão ser tomadas para evitar qualquer problema.

Deixe um comentário