‘Viciado em Breaking Bad’ tenta comprar ricina na ‘dark web’ e se dá mal

Um britânico fanático pela série ‘Breaking Bad’ foi considerado culpado pela Justiça por tentar comprar ricina, um veneno letal, pela dark web

Mohammed Ali, de 31 anos e que vive em Liverpool, fechou um negócio em janeiro deste ano com um fornecedor para comprar 500 mg do veneno em pó, o bastante para matar até 1,4 mil pessoas.

Mas ele não sabia que o fornecedor, na verdade, era um agente do FBI, a polícia federal americana.

Fechada a compra, o agente do FBI enviou um pó inofensivo para Ali, que foi escondido dentro de um carrinho de plástico.

ricina darkweb

Ali abriu o pacote, que havia sido tratado com uma substância que fica brilhante debaixo de luz ultravioleta, o que facilitaria a comprovação do crime pela polícia. O britânico foi preso em casa, na manhã seguinte.

O britânico, que tem dois filhos, disse que estava “curioso” e queria testar os limites da dark web. Ele também alegou que não sabia que ricina era ilegal.

“Eu estava interessado na dark web e ricina. Só queria saber porque do escândalo todo. Encontrei vários itens diferentes, de drogas a armas, e outros objetos ilegais. E, porque eu estava assistindo Breaking Bad e estava com ricina na minha cabeça”, afirmou.

Na série, o protagonista, Walter White, prepara a ricina e carrega o veneno em um pequeno tubo.

Bicho de estimação

Os advogados de defesa de Mohammed Ali afirmaram que ele queria a ricina “para fins pacíficos” e um psicólogo disse aos jurados que Ali exibia sinais de Síndrome de Asperger.

Mas a promotora, Sally Howes, afirmou que o britânico era um “aventureiro” que mentiu para a polícia sobre a posse da ricina quando foi preso esperando “escapar”.

A promotoria também informou que Ali tinha feito uma lista de coisas para fazer em seu computador que incluía os itens “pagar o cara da ricina” e “conseguir bicho de estimação para assassinar”.

Segundo a promotoria uma dose de 500mg de ricina pode matar entre 700 e 1,4 mil pessoas.

O juiz afirmou que, apesar das provas, não há sinais de que Ali tinha algum plano para fazer um ataque terrorista. A sentença deve ser anunciada apenas em setembro.

Ali já tinha se envolvido antes em vários golpes envolvendo pagamentos, incluindo um esquema para roubar 250 mil libras (cerca de R$ 1,3 milhão) do PayPal.

Afinal, o que é, exatamente, a ricina?

A ricina é uma toxina fatal para humanos até mesmo em doses extremamente pequenas. Apenas 1 miligrama já é uma quantidade mortal se for inalada ou ingerida, e somente 500 microgramas da substância poderiam matar um adulto se injetada (CDC). A ricina é proveniente da mamona (Ricinus communis) e está presente na pasta resultante da moagem das sementes para extrair óleo. Ela pode ser apresentada como um pó, nebulizada ou como pílula.

A ricina é uma proteína inibidora de ribossomos – ela danifica irremediavelmente os ribossomos que realizam a síntese das proteínas nas células. As proteínas inibidoras de ribossomos encontradas na mamona são extremamente poderosas, e o envenenamento por ricina pode provocar danos graves nos principais órgãos.

Fonte: BBC

Comentar

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.